domingo, setembro 16, 2007

Sobre o trabalho infantil

Anda ai o Mundo todo a mandar vir com as questoes da exploracao do trabalho infantil, coisas que se vem em Portugal e tambem por todo esse Mundo fora. Criancas que se prostituem, que trabalham em minas, que cosem pormenores minimos em roupinha de luxo, que fazem sapatilhas Nike, Asics e de todas as outras marcas que prai andam. Ate ai tudo bem. EU concordo. Exploracao de trabalho infantil deveria ser terminantemente proibida.

Agora acabo de ouvir esta noticia na Sky News. O John Howard, primeiro ministro Australiano, esta em estado de choque por uma menina de 12 anos ser a cara de uma fashion week qualquer Australiana. Ora o problema e que eu concordo plenamente com o John Howard ( eu ate nem gosto muito dele, mas neste aspecto, o senhor tem razao). Uma catraia de 12 anos e uma catraia, e uma menina. Podem-lhe por os brilhantes que quiserem em cima, os sapatos mais altos, as roupas mais sexys do mundo, mas ela nao deixa de ser uma menina. A mae dela defende, diz que ela e muito bonita e que os demais tem e dor de coto. Oh minha senhora, tenha-me la santa paciencia, mas a senhora sabe o que esta a dizer? A senhora deve e ser estupida ha quem tenha visto os servicos sociais retirar-lhe os filhos por muito menos.

Modelo, ou nao modelo, isto e trabalho infantil. Mas e ainda da pior especie. La porque e bem pago, nao fechemos os ohlos pro que se passa aqui. Esta miuda vai-se vestir como mulher, andar rodeada por abutres que a vao explorar, com ou sem a maezinha ao seu lado, provavelmente vai ser aliciada com todo o tipo de drogas - comparemos com as meninas indianas de 12 anos que sao drogadas pra se prostituirem, porque de facto vale a comparacao. Esta menina vai tambem certamente andar prai na cama com uma porrada de gente, mas sera que por ela ser modelo, isto deixa de constituir underaged sex, nao deixara isto de estar proximo de pedofilia, nao estaria isto sujeito a uma statutory rape charge nos EUA?????? Mas estas pessoas nao vem, ou nao querem ver. Os 15 minutos of fame que desejam sao maiores que tudo o resto.

Depois ha tambem que ver a questao do impacto que isto tera no mundo da moda. Bulimia e anorexia ja andam por ai aos montes. Agora o que nos faltava e uma serie de mulheres crescidas andarem com problemas emocionais e fisicos porque querem ter o mesmo corpor que uma catraia de 12 anos, e obviamente, nao conseguem.

Meus amigos, isto esta mal! Muito mal. E depois ainda comentam o pai da miuda da china que a faz acordar as 5 da manha todos os dias pra entrar pra equipa de ginastas olimpicos, ou o outro que faz o filho correr uma maratona todos os dias (penso que o miudo tera 8 anos). Pra mim, essa gente nao e nada diferente daqueles paizinhos que levam os meninos pequeninos a forca pra audiencias de televisao ou coisas afins. Sim que isto e bem diferente de dar apoio a uma crianca que tem uma certa vocacao, que se nao se seguisse vocacao, nao haveria rosa mota, nem figo nem amalia, nem sequer ronaldo.

Mas adiante, Se calhar que e estranha aqui sou eu.

ps - amanha ja de NYC....

3 comentários:

Wask disse...

eu sou suspeito por falar a favor ou contra o facto da industria da moda usar miudas tao novas da forma como usam... mas mais grave que a modelo australiana de 12 anos sao os miudos de 8 e 9 anos da India que fazem as roupas da Marks & Spencer, ou os de 10 anos da Bolivia e Guatemala que constroem as bolas de futebol da Nike...

E que dizem dos miudos da Somalia, Serra Leoa ou Costa do Marfim, que com 8 anos ja teem uma metralhadora nas maos?

O mundo precisa de uma reciclagem de valores, o mais rapidamente possivel!

Avelã disse...

não , não és tu que és estranha, são todos os outros que não reprovam estas situações, belo post

AEnima disse...

E' engracado serem logo os ingleses (sky news, etc) a reparar no trabalho infantil que acontece nos US, ou ate mesmo em portugal... mas nao se lembram de olhar para o seu umbigo. A minha familia inglesa, e' nascida e criada em Inglaterra, numa das zonas mais ricas e chiques de Inglaterra, e sao gente de muita educacao e dinheiro. Dou-te ja 2 exemplos de accoes que o governo ingles nao so admite, como fomenta.

O meu primo entre os 11 e os 14 anos para ter dinheiro para as suas coisas distribuia o jornal de bicicleta pelas redondezas 'as 6 da manha. Era uma hora por dia, antes de ir para escola, 80% das vezes ainda escuro, e toda a gente achava grande formador de caracter. Alias, todos os amigos do meu primo, na mesma idade, fazia coisas semelhantes. E eram so elogios ao rapaz por decidir tomar a iniciativa de fazer algo.

A minha prima inglesa comecou aos 12 tambem a limpar as prateleiras da mercearia da rua aos sabados para ter "pocket money". Toda a gente achou muito bem.. era da maneira que os putos nao perdiam tempo com palermices a ganhar vicios aos fins de semana. Todas as amigas da minha prima faziam coisas semelhantes tambem. Aos 14 comecou a trabalhar num pub, e o meu primo aos 15, ainda sem poderem legalmente beber, serviam as bebidas 'a malta, no pub da zona, no fim da escola, 3 vezes por semana. Toda a gente achava isto normalissimo e muito bem... se queriam CDs, revistas e coisas de adolescente, deviam trabalhar para as ter.

Ainda me veem com a ideia de: "ah e tal, mas nao deixaram a escola por isso... ah e tal mas nao o faziam por necessidade de $ para viver, ah e tal..." Mas sao so "ah e tal..." ne? Uma modelo tambem nao o faz por necessidade e tambem nao deixa a escola por isso. Alem disso, ha muitos anos que a Inglaterra tambem tem modelos underaged... e' uma coisa comum 'a profissao.

E' por estas e por outras que eu acho que os ingleses devem estar e' muito caladinhos antes de meterem o bedelho na vida dos outros paises... especialmente, no que se refere a trabalho infantil.

Tenho dito.