terça-feira, abril 25, 2006

25 de Abril sempre


Pois e, e la passa mais um 25 de Abril. Nao poderia deixar de celebrar a data porque se nao fosse o 25 de Abril, eu nao existiria. E que sou verdadeiramente filha da revolucao – os meus pais conheceram-se na politica. Vejam la que o Elvis ate me chama Commy (de comunista pra quem nao sabe) . E aposto que a maior parte do pessoal de 75 e 76 (ganda colheita!!!!) tambem deve um bocado da sua existencia a revolucao, nao e?


Fico com pena e daquilo tudo que ficou no ar. No Pais possivel – como lhe chama o Miguel Esteves Cardoso. Do Pais que podia ser e que nao e. De olhar para Espanha e ver como eles cresceram e como Portugal esta cada vez pior. De pensar que ha uns anos atras estavamos na cauda da Europa em termos de crescimento, e que agora estamos no topo em termos de corrupcao (sim, acima da Grecia, acreditam….)

E de ver montes de amigos e amigas minhas a deixarem o pais para irem trabalhar para fora, numa altura em que a maior parte do pessoal emigrado ja devia estar a voltar a terrinha para ter filhos etc etc. Isto, acima de tudo, e um sinal que as coisas estao mal.

Gosto muito de PT. Onde quer que va, grito sempre que sou de PT . Bem, pra ser honesta, digo que sou do Porto, Carago, que e no Norte de Portugal, carago, e que e de Portus Calem que vem o nome Portugal, e que se nao fosse a gajada do Norte e o D Afonso Henriques a limpar o cebo a mouraria, nao havia PT….
Defendo avidamente os Portugueses la fora (ou ca fora….). Nao aceito que me digam que fazemos a sesta e nao trabalhamos. Em PT as lojas estao abertas ate as 8 da noite e os centros comerciais ate a meia noite. Domingo incluido. Ha poucos paises em que isto se passe….

Ah!, e os amigos da neurose trabalham, (pelo menos alguns) 14 horas por dia. Ali no duro. E as oportunidades nao sao muitas. Por isso que nao me digam que o Portugues e preguicoso e nao trabalha, porque eu nao aceito.

Cada vez que vou a casa fico triste por ter saido. Muito triste mesmo. Durante anos chorei baba e ranho no aeroporto por cada visita.


Mas mais triste fico por ver o que o pais podia ser, e nao e. Um sistema judicial inexistente, educao e saude sao uma vergonha (os idiotas dos BIFES deviam era calar-se quando se queixam do NHS deles...), um desempergo galopante, e principalmente, o que me magoa mais, porque magoas os meus amigos e os que me sao proximos - inexistencia de meritocracia, perpetuacao da cunha e do chico-espertismo. Falta de oportunidades, enfim....

Desculpem a honestidade. Nao consigo ter piada quando falo deste assunto porque me deprime muito.


Espero que os nosso filhos celebrem um 25 de Abril num pais melhor do que o que temos hoje.

11 comentários:

DiVa disse...

Clap!
.......

.../DiVa

( O ser patriota também é ver os defeitos)

Mae Frenética disse...

CK - como sempre, adorei.
Mais séria, mais profunda.
Eu cocordei com tudo o q escreveste.
Confesso q nunca conseguiria partir deste PT, ou se o fizesse me custaria IMENSO!.
Os teus amigos de q falas estão a fazer mto por tornar PT melhor.
E eu quero acreditar q vamos conseguir! Optimista? Pq não? :))

Repolha disse...

Li e não gosto de não ter tempo para comentar com cabeça. Por isso volto mais tarde, ok?
PS: Ahhh!!! Esqueci-me de uma coisinha que tinha para te dizer e pela qual me vais odiar... odeio comprar sapatos ;)

Anónimo disse...

Como tu, sou uma emigrante, mas que ao contrario de ti, pensa em regressar!

Apesar de ter que concordar que as coisas vao muito mal na Patria, tenho esperanca que as coisas vao mudar!

E tenho confianca que as colheitas de 75, 76 (e 77 tambem :)! vao conseguir mudar Portugal para melhor!

Eu espero voltar cheia de ideias inovadoras que possa depois por em pratica para revolucionar o nosso querido Pais!

Mas que custa muito observar a situacao em que nos encontramos actualmente, custa!

PS relativamente a comprar sapatos, tambem nunca te disse, mas sou como a carla e repolha: compro sapatos porque tem q ser e nao por prazer! Neste momento tenho 6 pares que uso regularmente (incluindo chinelos), por isso ja ves!

Claro que gosto de sapatos e gosto de observar montras de sapatarias, onde tenho visto alguns girissimos, mas a verdade e que a compra e sempre bastante tortuosa: os sapatos novos acabam sempre por me magoar e por nao compensar a satisfacao de uns pes bem calcados!

Ck in UK disse...

Volta Carla que estas perdoada :-)
Quanto aos sapatos sabes que cada tolo, sua mania!

Ana - nao conheco nenhuma Ana. Ha no entanto um personagem desta historia, paresentado logo no inicio, que se chama Anabeu e tem um namorado que se chama JoniRiver...Seras tu??? :-)

DiVa disse...

Oh CK ainda aquela da promoçao... se ele comprar o belo do diamante seria promovido certo?
Mostra-lhe isto: ELVIS.. OH ELVIS... OS DIAMANTES NOS BARBADOS SAO A METADE DO PREÇO!! ( ahhh e se ela tiver um diamante não precisa de mais nada! er.. a nao ser sapatos...!)
Pronto. Ahh quanto à morada eu até te dava mas se a meto pública lá vai tudo mandar postais a mim ;) eheheh Manda la o teu mail para o da BijouxKa que eu respondo-te. http://www.bijouxka.blogspot.com/
(XIiiiiiii que testamento!!! )

Ck in UK disse...

Diva, o Elvis e um excelente rapaz, mas um bocado teimoso! (so um cachinho-cachao!). E o que da ter escolhido um Tulipes...

Ja enviei o mail. Ah isto vai ser giro!

Luísa disse...

Concordo com tudo!
Este país está cada vez mais triste! Todos os dias eu e o meu marido no perguntamos o que é que ainda andamos aqui a fazer... Depois chegamos à conclusão que é pela família, mas que já estivemos mais longe de ir embora, já estivemos. Mesmo sabendo que vou chorar baba e ranho quando tivermos de ir embora.

Beijinhos

NSC disse...

Bem, depois de um texto tão fantástico como este, eu próprio que devo ser dos poucos que aqui escreve que não é filho da revolução não conseguiria escrever melhor... E acrescento algo que te esqueceste... a colheita de 73 foi vintage :-D

AEnima disse...

Bem... não podia deixar passar esta... sou da colheita de 77 mas tb de uma revolução - o 1º de maio. Foi no 1º de maio anterior que os meus pais se casaram também. Foi num 25 de abril que comecei a namorar com o meu "elvis", foi um ano mais tarde num 25 de abril que veio viver comigo.

Nasci no Porto, ao que parece sou de uma área de trabalho semelhante à tua, sou mais emigra que residente nacional (só vario mais vezes o país) e sou também uma taurina, muito gaja do nuorte, a tentar mudar este país...

Definitivamente, nestas colheitas de finais dos anos 70, filhos da revolução, são as mulheres que estão a dar cartas. Se uma de nós for ineficiente no corporate private ainda temos uma primeira-ministra do Norte (gaja mamuda e sapatólica claro está) daqui por 10 ou 20 anos... vamos ver...

Ck in UK disse...

Aenima - xiii tanta coisa em comum, entao! eu ca so Virgem. E viva a gaja do Norte, ministra, mamuda, e de Manolos!