sábado, maio 12, 2007

Ck responde: Trabalhar la fora

(...) embora ame de perdição o meu país, sinto que se trata de uma relação de amor impossível, pois o meu amado não retribui o meu afecto. (...) A minha maior dúvida acerca de trabalhar no estrangeiro prende-se com o facto de saber até que ponto é facil ou difícil para um tuga arranjar emprego na bifolândia e até que ponto o salário que nos é pago suporta o custo de vida desse "belo" país, por exemplo a média de salários que tenho visto no site acima mencionado ronda os 25000€/ano, parece-lhe um bom salário? Será que dá para suportar o custo de vida? Em suma, se não estiver a pedir de mais gostaria que me desse alguns laminés acerca de como é viver e trabalhar no Reino Unido.

leitora devidamente identificada

Cara leitora,

A respeito da relacao de amor rejeitado com a patria mae, recomendo que vejas o excelente blog da DMNY - o Mind this Gap. Imensas historias parecidas por la, mas de gente que deu o salto. Aproveito tambem pra fazer um apelo a comunidade de Tugas no estrangeiro pra contribuir pra este projecto, que acho verdadeiramente excelente. Para mais informacoes e para contribuirem com as vossas experiencias contactem: mindthisgap@gmail.com

Indo ao que interessa. Em termos de salarios, em Londres ha que pensar no seguinte: o salario minimo em Inglaterra e de 20000£/ano - aqui e tudo cotado ao ano em termos brutos. Nao ha subsidio de ferias nem de natal, ou seja tudo pago em 12 meses. Nalgumas industrias/sectores ha bonus (variaveis? premios? - tanto tempo fora da terrinha, falta-me o palavreado...). Uma enfermeira ganha pouco - cerca de 18-20k por ano (k = 1000 pra quem nao sabe). E muito pouco. Com esse dinheiro mal se vive. Apesar dos impostos serem bem inferiores no Reino Unido, ha que ter em conta que Londres e a cidade mais cara da Europa e uma das mais caras do Mundo. Em termos de mercado imobiliario e seguramente uma das 3 mais caras do Mundo, e uma das razoes porque nunca chega aos tops de qualidade de vida (regra geral Zurique e que ganha sempre...). Por alto, 20k por ano serao cerca de 1.2k por mes, limpos. Tendo em conta que nao se aluga um quarto nesta cidade por menos de 100 £ por semana e que o passe de zona 1 e 2 custa cerca de £22 por semana, ja estas a ver que a vida nao e facil. Estando sozinha, e ainda pior - e uma situacao sutentavel a dois, mas so com um its very tricky! Eu ca diria que a ball point figure seria mais £30k. Mas ha que ter em atencao que es bastante nova (early 20's) e tudo depende da perspectiva de promocao no emprego que escolhes/encontras. (Bonito-bonito e ganhar em £ e viver em €, mas infelizmente pra quem vive em Londres ja ves que ganhar e viver em £ nao e tao facil como pode parecer).

Sobre procurar emprego em Londres, ha tambem que desmistificar uma coisa: os sites da web sao fantastico para informacao, mas ninguem vai encontrar trabalho nesses sites. Ha que pegar nas tralhinhas e vir pra ca pessoalmente. Soa ja varios os caso que conheco que tentaram via internet e acabaram por ter que vir fazer a busca mesmo ca de Londres. E preciso muito follow-up, muito contacto pessoal, muita insistencia. Mesmo para gente muito qualificada. Lembra-te que Londres tem a mesma populacao que Portugal, e muito mais concorrencia. Ha gente de todo o Mundo a procura de emprego.

Um site com informacao de salarios e o Michael Page. Se estas seriamente a procura de emprego ca, passa horas na internet a cer quais sao os headhunters que tratam da tua area (empresas de recursos humanos). Depois pega no telefone e forca. Em relacao a Irlanda, sei tambem que a Google tem bastante gente Portuguesa la a trabalhar - seria sempre um bom ponto de partida. Outro site com piada e o Portuguese Jobs. Agora e so comecar a procurar!

Mais perguntas ? Enviem pra ckpriscilla@gmail.com, sob pena desta rubrica fechar por falta de interesse!!!!

1 comentário:

AEnima disse...

Salario de um professor academico com doutoramento entre 22k-27k! Um roubo! Ganha-se mais em portugal em termos brutos... quanto mais em PPP! A pessoa que me queria contratar para ir trabalhar para ai eh que me aconselhou a nao ir... imagina la tu! Bjocas