sexta-feira, junho 01, 2007

Hoje e dia da crianca



1 de Junho, dia da crianca.

Durante muitos anos esperei ansiosamente este dia, porque sabia que havia sempre uma prendinha, pequenina, mas uma prendinha after all, dos avos e tambem dos pais.
Fui uma crianca mimada, e acho que hoje sou uma adulta mimadissima, mas que tambem mima muito os demais (if I do say so myself).


Mas hoje o que me vai mesmo pela cabeca e: que chatice que e ser crianca hoje em dia. Hoje em dia nao se e crianca por tempo suficiente. A infancia e curta de mais. Comeca-se cedo a fazer de tudo. E se para os que comecam, e bastante excitante, porque estao a comecar mais cedo, estao a entrar mais cedo na adolescencia e na vida adulta, eu pergunto-me a mim propria, sabendo o que sei hoje, " Mas, se temos o resto da vida pra ser adultos, porque tanta pressa?". E evidente que no meu tempo tambem eu nao entendia isso. Lembro-me perfeitamente do meu primeiro dia de escola primaria, e da roupa que levei vestida (e dos sapatos tambem, porque e de pequenino que se torce o pepino, ora gaita!), e lemrbo-me da minha mae ao cimo das escadas.

E lembro-me de aos 12 anos entrar no secundario e ser uma excitacao. Mas hoje em dia aos 12 anos, uma crianca ja tem que saber uma serie de coisas sobre Sida/sifilis/gonorreia e palhacadas do genero. Aos 12 anos ja sabe como matar outra crianca, como molestar criancas, como operar armas, que tipos diferentes de drogas e estimulantes e que ha por ai.
Hoje em dia ja nao se e menino/menina por tempo suficiente.

E eu nem sou de sermoes porque de facto acho que se deve educar as criancas com ampla liberdade mas com informacao e exigindo responsabilidade tambem. Foi assim que fui educada. Sempre com imensa liberdade. Nunca me disseram que nao podia fumar ou que nao podia fazer isto ou aquilo. Mas confesso que hoje em dia, e se calhar por o dia de ter filhos estar tao longe (or so I think), acho que realmente deve ser dificil educar uma crianca nos tempos que correm. Onde e que se para? O que e que se diz, o que e que se esconde? (Lembro-me do post da Cool outro dia, a respeito da Maddie, e de como deveria comunicar com as pinguinas dela que nao se deve falar com estranhos). E de facto a questao do desaparecimento da Maddie fez-me pensar e muito no que e ser crianca hoje em dia. Confesso que nao cosnegui chegar a uma conclusao, mas isto e uma work in progress, I guess.

E assim, hoje, apenas desejo a todos os meninos e meninas deste mundo que sejam criancas por muito tempo. Que nao tenham que se prostituir como na India, que roubar como no Brasil, que combater em milicias como por toda a Africa, ou que ser usados para fazer coisas indescritiveis como os meninos da Casa Pia. Hoje desejo que apenas tenham mimos, que nao sejam maltradados nem molestados. Porque para poblemas, ja chega os que vao ter quando forem adultos.


Quem me dera ser crianca outra vez!




5 comentários:

Unknown disse...

Eu, felizmente, fui crianca muito tempo. Nunca tive pressas. Ainda recebo no dia de hoje um telefonema dos papas e sei que quando for a Portugal a proxima vez la terei uma prendinha. Infelizmente nao e assim para todos. E nao falo de Africa, India ou Brasil. Falo da familia comum que inunda a crianca de actividades ou a faz entrar em concursos de beleza como nos EUA. Infelizmente, nos tempos modernos, ha muitos pais que sao responsaveis por deixar que os seus filhos deixem de ser crianca cedo demais.
Feliz dia da crianca!

calamity jane disse...

Confesso que a tua posta me deixou um bocadichinho depré... :-(
anyway, perdoo-te. Beijos prá criança que és! Da criança que eu sou

Amélia do Benjamim disse...

Por mais que queiramos outra coisa, especialmente neste dia, acabamos por pensar também nestas embrulhadas infantis da tua reflexão.
Uma beijoca
ps. devo dizer que gosto da 'criança' espontânea que há em ti, lá isso gosto! LOooll

125_azul disse...

A ti, que ainda és e serás sempre um bocadinho criança porque tens a alma pura, um resto de dia feliz!
As minhas crianças fizeram tanta bagunça hoje que estou exausta, mas consegui publicar uma fotodo Azulão com as "febras". Ai que nervos, só te digo, que nervos!
Beijinhos, fim de semana feliz

L de Luis disse...

A culpa de tudo isso é dos adultos que com toda a certeza não tiveram uma infância feliz.
Seguindo o conselho de uma amiga chegada o segredo está em fazer algo de bem a alguém perto de nós. Nada de querer mudar o mundo todo de uma só vez e de missões impossíveis.
Experimentem trocar umas palavras ou uns simples toques de bola com os miúdos da vossa rua.
Perguntem como se chamam e quem são os seus pais.
Interessem-se por eles e ajudem-os Se todos o fizermos talvez as crianças dos nossos bairros, da nossa rua sejam felizes.
Eu vou tentar.