domingo, outubro 21, 2007

Menina que estas a janela


Menina estas a janela, era o titulo desta fotografia.
Nao costumo usar os nomes reais de ninguem. Toda a gente nesta historia e ficticia. A fotografia do lado e da Felismina. A razao porque uso o nome real da Felismina e porque a Felismina ja nao esta connosco.
Na sexta feira de manha sai de casa da minha avo pra ir a casa ver as minhas gatas. Com a questao do meu avo ter falecido, eu fiquei o tempo todo com a minha avo, desde que aterrei no Porto. Na sexta tive um tempinho e la fui ve-las. Abri a porta e a Felismina estava magrissima , um caco. Olhando pra ela, ja dava pra ver. Mas eu nem toquei nas outras e fui de requito pro veterinario. Esperei, esperei, esperei, uma espera infindavel. Chegou o Mateus, e outros caes e gatos. E nada de noticias da Felismina. Finalmente la me chamaram. A coisa era feia, mas ainda iam fazer uma ecografi e verificar. Eu tinha que a deixar la e depois voltar ao fim do dia. LA fui ve-la antes de me ir embora. A Felismina Sedosa, que era na realidade o nome dela, estava doentissima, mas sempre de bom espirito, sempre mimalha, sempre sedosa. Partiu-se-me o coracao de a ver assim, com soro, tao fraca. A coisa ia custar muito caro, mas os 800 euros de estimativa que me deram nao eram nada, desde que eu trouxesse a gata pra casa viva.
Fui com o meu pai comprar qualquer coisa pra comer e depois fui pra casa esperar. La fui ver as outras tres meninas gatas, e mais uma vez, foi uma choradeira despegada. Tinha uma conference call as 3.30 da tarde. As 3 nao aguentei e liguei ao medico. Ja todos la sabiam da morte do meu avo, e acho que foi por isso mesmo que ele falou comigo pelo telefone, porque normalmente estas noticias nao se dao pelo telefone. A Felismina nao se ia safar. Mal pousei o telefone tive a tal conference call. Estava lavada em lagrimas, mas ate me fez bem.
Depois la fui ao veterinario. A Felismina tinha tido ja uma convulsao a tarde, e ja nao reconhecia ninguem, estava esticada num cobertor, com uma especie de aspirador na boca (seria oxigenio....) Mantiveram a gata viva para eu me poder despedir. Tive tantos gatos, e sempre me safei desta, porque a minha mae tratava sempre destes assuntos. Mas desta vez fui eu. Fui eu que me despedi. Fui eu que assinei um papel que tinha EUTANASIA escrito a letras maiusculas e bold. Fui eu que escrevi o meu nome por baixo. Fui eu que fui la dar-lhe um beijo, apesar dela ja nao me reconhecer. E fazer-lhe uma festa, sempre sedosa. E se de manha me estava a preparar psicologicamente pra tomar a decisao sobre a gata, a tarde nao ouve nada que decidir. A Felismina estava pre comatosa. Nao havia mesmo nada a fazer. A bichana nao tinha hipotese.
No consultorio o veterinario tirava papel do rolo e dava-mo pra eu enxugar as lagrimas. Chorei imenso. Uma vergonha. Sai de la e na sala de espera, enquanto me faziam a conta, la fiz umas festas a um gato que la estava. A dona dormia com ele, e eu comecei a chorar. A senhora la me perguntou se eu tinha perdido um animal, e quando lhe expliquei que tinha enterrado o meu avo e a minha gata, gerou-se ali uma situacao estupida, eu de joelhos no chao, a fazer festas ao gato da senhora, e a senhora a fazer-me festas a mim. Enfim....
Ontem ao fima da tarde la voltei a casa, pois a minha avo achou que tinha que se habituar a dormir sozinha e que eu nao podia ficar la sempre. Mal cheguei a casa peguei nas tres gatas e meti-as no quarto pra dormir uma soneca. Um momento de alegria enquanto a N. saltava em cima da minha mala e a tentarva destruir - nao, a mala nao e um afiador de unhas....- e a A. e a B. fuzavam uma contra a outra porque se queriam as duas deitar em cima da minha cara, e a A. e a B. nao se dao. La concoraram com a divisao do espaco - a N com a mala, a B. em cima do meu cabelo, e a A. nas minhas costas. Um momento bom, no meio de tanta porcaria e tristeza.
Uma semana de merda. Comecou porreira, e depois enterro o meu avo e morre-me uma gata. Ha prai muita gente que nao e proxima dos avos e que nao gosta de animais. Eu cresci com os meus avos, era muito proxima deles. E as gatas, para mim, sao-me mais que a maior parte das pessoas que conheco. E quem me conhece sabe isso. E so nao entende quem nao tem avos nem animais.
Enfim, ja estou em Londres, mas estou despedacada.

9 comentários:

June disse...

Amiga, um grande beijinho.

NSC disse...

:-(

CK, não tenho sequer palavras para te dizer no final desta semana.

Nao consegui passar por aqui toda a semana e depois deparo-me com este cenário... Sabes bem que estou contigo e sabes que podes contar com a minha força...

Um grande beijinho querida.

Cool Mum disse...

My dear,
mais um abraço, apertado, apertado. Festas na cabeça não posso.

Amélia do Benjamim disse...

Querida CK,
Sinto muito pelas tuas perdas.
(Pelas tuas palavras, és uma neta docinha e a melhor dona do mundo.)
Um beijinho.

AEnima disse...

Miuda,

Realmente, so quem nao tem esses amores incondicionais - de avos e de animais - e' que nao sabe. Os outros - as pessoas que te rodeiam e por isso tu gostas - sabem.

Fico feliz por saber que alguem tambem te faz festinhas. Envio-te as minhas, telepaticamente, pelo oceano afora. Forca miuda... mas nao tenhas vergonha de chorar... chora prai tudo o que for preciso! Lava a alma, torna a dor em saudade boa, que acalenta o coracao.

Beijinho

Silver disse...

Bjiiinhe grande e força

Luisa Hingá disse...

Abracinho apertado. Também já passei por isso.

DMNY disse...

***

Atlântida disse...

Já li anteonteontem mas não consegui comentar... Um beijinho mto, mto grande! E que agora venha a bonança!