terça-feira, janeiro 15, 2008

Aeroportos e afins

Permitam-me fazer um intervalo do relato de sabado, pra comentar sobre esta noticia que li no Portugal Diario. Ja na altura da construcao do aerporto do Porto, achei que era tudo um disparate - onde e que o Porto precisava de outro aeroporto? Aquele dinheirinho tinha sido era bem gasto noutras coisas das quais o Porto precisa muito mais.

De facto agora temos um aeroporto maior, no qual podem estacionar mais avioes. Mas mais nada. Nao houve qualquer desenvolvimento dos servicos do aeroporto - quer catering, quer lojas. A unica diference e que ha um edificio grandao, com uns acessos filhos da puta, porque obbviamente que ninguem ness pais sabe construir estradas, e principalmente acessos a estradas, ou seja qualquer nao nativo se pode perder por la - e que ainda por cima demora um montao de tempo de butes desde o aviao ate a porta de controlo de passaportes. Desculpem la a sinceridade, mas de aeroportos percebo eu, porque passo la maior parte da minha vida. E portanto acho que posso comentar.

Agora anda o Sr Porreiro-pa-porreiro-que-nao-e-nada-porreiro a dar pao e circo ao pessoal e a falar do aeroporto de Lisboa, como se esse fosse o assunto mais importante do pais neste momento. (Nao ha pior cego que aquele que nao quer ver, e olhem que nao estou a falar do Sr Porreiro-pa-porreiro-que-nao-e-nada-porreiro, mas sim de quem nao reclama e/ou votou nele). Apresentam imensos argumentos sobre a construcao e localizacao de um novo aeroporto. Das poucas vezes que aterrei em Lisboa, o aeroporto pareceu-me datado, mas em funcionamento. Sera mania das grandezas e desperdicio de dinheiro construir outro aeroporto.

E o Portugal Diario ate tem uns graficos muito bonitos pra ilustrar o assunto, falando de Gatwick e de Heathrow. E destes sim, posso eu falar. Porque aterro sempre nas horas de ponta e saio sempre nas horas de ponta. Vejam aqui Heathrow na semana de 2 Junho, Gatwick na mesma semana, e a desgracada da Portelinha, ai que busy que eles estao la....Como ler os graficos? Verde e bom, vermelho e mau. Amarelo e mais mau que bom.

Por estas e por outras e que eu nao tenho pachorra nenhuma pra certas manias de grandezas em PT, e pra certas atitudes de deitar areia pros olhos do cidadao. Nao me parece que um novo aeroporto seja necessario, mas vejo imensas coisas urgentes, alias, bem mais urgentes, e das quais ninguem fala.

Quanto a mim, urgente urgente era construirem mais uma pista em Heathrow e mandar os encironmentalists todos a fava, porque a contaminacao dos milhares de avioes que diariamente la andam as voltas a espera de um slot pra aterrar, e o gasto de combustiveis, e bem pior que o que viria ao Mundo se se construisse uma pista no maior aeroporto internacional do Mundo.

Digo eu, que passo por la em media varias vezes por semana....

4 comentários:

125_azul disse...

Mulher, ando tão atascada em trabalho que nem posso! Mas já sei tudo, desde o gaijo gordo que queres contratar para dar porrada no outro até ao sucesso do almoço TugUês, agora detalhes, please, detalhes, sim?
E sim, estas merdas dos aeroportos por cá já chateiam, mas é que temos...
Beijinhos

mulher a dias disse...

Ai menina, que pena não me terem contratado para ir trabalhar aí para a vossa beira! Também queria ser emigrante e trabalhar no estrangeiro, esta terra está uma desgraça, é o que é.
Um bom dia para si e os seus, menina.

Unknown disse...

O gaija - Lisboa tem que ter dois aeroportos, senao parece atrasadinha coitadinha, e com ela o pais. Olha paris de franca, tao chique que e com dois aeroportos, e os parolos dos espanhois que em vez de construirem um aeroporto, fizeram no de barajas mais um terminal. Tu e que nao percebes nada o piquena!

NSC disse...

Eu até era capaz de concordar contigo, a curto prazo...

Mas estamos a falar de várias coisas num mesmo tema:

- O aeroporto da Portela é aeroporto para dar para mais uns 7, 8 anitos... Como se está a fala de uma obra que demora no minimo 4, não acho mal de todo pensar-se nas coisas atempadamente.

- O aeroporto serve para o poder político basear mais uma vez o crescimento economico do nosso país em obras públicas. E aí sim é que está a questão. Da forma como temos o nosso país neste momento, ou damos uma grande volta a isto ou mais vale fecharmos o tasco quando acabar a mama que vem dos fundos comunitários... E concordo que não é com o crescimento do betão, mas com outras soluções muito mais estruturais...

- Falando do meu sector de actividade, a construção de grandes obras públicas é a única solução para evitar o fecho de mais uns milhares de PME's por este país no sector de construção civil. E com isso várias pessoas mais no desemprego...

- Por fim, quanto ao aeroporto do Porto não concordo convosco. Com as obras que fizeram no aeroporto, o porto aumentou o tráfego aéreo, o número de companhias uqe para aqui voam e aumentam largamente o número de visitantes (vulgo turistas) a visitar a cidade do Porto e o Norte do país. E isto sim já é importante e interessante.

Concluindo, na minha opinião, fica sem dúvida por saber se, criando uma estrutura mais pequena como aeroporto para as low cost em Lisboa, mais afastada da cidade, mantendo a Portela, não seria a melhor solução e menos dispendiosa...
Mas tudo isso tem a ver com um dos pontos que eu disse anteriormente: o modelo de desenvolvimento do país. E os nossos governantes não conseguem evitar o crescimento do betão...