domingo, setembro 19, 2010

Long live the Iberian woman

Ontem no Times, a Miriam Clegg deu uma entrevista cuja leitura eu aconselharia a todo o gaijo casado com gaija Iberica.

Para quem nao sabe, a Miriam Clegg, que nao e Clegg, mas sim Gonzalez, e casada com o Nick Clegg, o deputy prime minister daqui da Bifaria. Comeca logo a historia por aqui. A Miriam nao e Clegg, a Miriam e Gonzalez. Como diz o artigo do Guardian abaixo mencionado, mesmo no fundinho do artigo: "We also referred to the Liberal Democrat leader's wife as Miriam Clegg. Her name is Miriam González Durántez. These errors have been corrected." Sim porque por estes ldos tudo o que e gaija deixa de ter o apelido com que nasceu (literalmente, she drops it) e passa a ir pelo apelido do marido. As extremistas do outro lado ate gozam que ha gente que vai pra universidade tirar um curso ou mestrado em MRS - to become a Mrs, to look for a husband, to make sure one finds one husband that is better potential that one would have found without a degree.

A Miriam nao. A Miriam tem 3 filhos com nomes espanhois, porque ja lhe chega o apelido ingles. A Miriam trabalha e ganha mais que o marido. A Miriam nunca deixou de trabalhar por causa das eleicoes e nao reduziu o horario por causa disso. A Miriam recusou-se a ser usada como fantoche ou mascote das eleicoes ou dos media ingleses. "Ajudar o meu marido nas elecioes? Claro, o que for possivel fazer dentro dos horarios dos meus filhos e do meu trabalho" foi a resposta e a atitude que teve.

Esta gaija tem tomates, e tem-nos no sitio. esta gaija nao e um satelite do marido. Se ha coisa que me irrita e o sindroma gaija-satelite. Se ha coisa que irrita o meu marido e que eu nao queira ser gaija-satelite - especialmente dado que com o emprego e sucesso dele, a situacao de ser gaija satelite era mais provavel do que a oposta. Como diz a Miriam, "I have my own life, I have my own family".

Na questao da educacao dos filhos, o proprio Nick Clegg diz que foi totalmente blown away quando teve filhos. E por isso e ele que os leva a escola todos os dias. Porque ela entra no trabalho mais cedo. E as reunioes do governo foram todas adiadas para as 8.30-9 da matina porque tanto o David Cameron e o Nick Clegg querem passar tempo com os filhos. E o David Cameron, ate ele, tirou duas semanas de licenca de paternidade. Sera que isto vai resolver a questao? Nao, nao vai. Mas e um passo no bom caminho, porque os exemplos querem-se de cima pra baixo e nao de baixo pra cima. E eu admiro os tomates tambem destes gaijos, que provavelmente estao a ser comentados por outros gaijos que os julgam ter maiores, porque na verdade estao a subordinar a sua vida profissional a da familia, em vez de "subjugarem" a mulher - pardon my french, mas a minha opiniao e mesmo esta. Como diz o Guardian:


Eu acho e que estes gaijos sao muito gaijos. E que a Miriam e muito Gaija tambem. Porque os filhos nao sao so a responsabilidade da gaija, ja chega ter que os carregar e parir. E quando ouco amigas minhas dizerem que tiveram que ir a correr por causa dos filhos isto-e-aquilo porque o marido nao-isto-e-nao-aquilo, eu confesso que me da vontade de bater nos respectivos maridos. E hoje quando o meu sogro me disse que os filhos da Jeninha sao impecaveis porque ela nao trabalha, eu fiz um sorriso e disse olhe la que nao e bem assim, porque eu sou muito educadinha e a MMDU trabalha que nem uma louca. Ele calou-se e eu fiz o favor de nao lhe bater, o que eu teria feito num segundo se ele nao fosse o meu sogro do qual eu ate gosto mesmo muito.

Por isso amigos, comprem o Times ( a versao online e paga...) e leiam a entrevista com a Miriam. Que gaijas destas ha poucas. E enquanto nao ouver mais delas, o Mundo nao muda. E ja agora, porque o Mundo nao e feito so de gaijas, gaijos como o David Camron e o Nick Clegg tambem ha poucos, independentemente da cor politica. E gente que os tem nos sitio, e que nao cede nos seus principios aos outros que os criticam, porque e gente que nao precisa de dizer que os tem no sitio - pessoa como TOMATES no sitio, sabe que os tem, e pronto, e basta. E ha-de haver um dia um Mundo com muito mais gente com TOMATES desta marca, a marca "tenho-os la no sitio".

ps - como nao ha link pro times, fica aqui um do dailymail, mas nao e a mesma coisa.


Sem comentários: