quinta-feira, maio 18, 2006

Cronicas Niponicas II: a Japonesa e gaja do Norte, carago!

Nao, nao se aflijam, nao vou ja comecar a disparatar sobre o mau feitio das gajas do Norte. E apenas um ponto que quero deixar claro... E no qual hei-de pegar quando tiver tempo pra dar as voltas ao assunto que a Carla e a Zuza criaram como mote (hihihi, vou deitar mais lenha pra fogueira!!!!).

Um dos pontos engracados do Japao e a Japonesa. Muitos de voces devem estar fartinhos de ver resmas e paletes de japonesas sozinhas, gajas, todas gajas, de todas as idades, ai a passear pelo Mundo. A Japonesa tradicionalmente tinha uma linha de vida tracada: quando casava ia pra casa ter filhos e tratar deles. Mas a coisa esta a mudar. O fenomeno e tal que ate ja aparece nos guias de turismo, que a taxa de natalidade esta a baixar e as mulheres casam cada vez mais tarde, ou nao casam mesmo. Porque nao estao para aturar certas coisas. A minha colega Keikinho, que como eu trabalha no banco, diz que na area financeira as poucas mulheres que ha nao sao casadas. Se a coisa e ma na bifalandia, entao no Japao ainda e pior. Mas a Japonesa nao esta nem ai! Elas la andam pela rua, cheias de sacos de compras dum lado pro outro, sem necessidade nenhuma de gajo nenhum. AH, e vejam la, tem paranoia por sapatos! Desde ja promovo a Japonese a gaja do Norte. Esta dito.


De volta a cronica de viagem. Tokyo vale mais a pena do ponto de vista sociologico do que outra coisa. Ou seja, e uma cidade para andar de um lado pro outro, para observar, mas para ver-ver, de concreto, tem muito pouco, especialmente se comparada com Kyoto, que tem uma historia fenomenal.

Deixo-vos aqui umas fotografias de Kyoto para agucar o apetite. Aviso ja que a CK resistiu violentamente a compra de sapatos. Contudo, ha la sedas fantasticas, pelo que o cartao de credito levou tratamento choque....( Uma vez gaja do Norte, sempre gaja do Norte, nao e???)

Heian Shrine e seus jardins japoneses. Heian Shrine foi construido em 1895 e e de inspiracao Chinesa. Kyoto tem cerca de 300 Shrines e 1600 Templos. Alguns templos sao Patrimonio da Humanidade da Unesco. A CK viu 7 monumentos em dois dias































Kyomizu Temple. Este tem tres fontes dos desejos: uma para saude, outra para Amor, outra para inteligencia. Ora bem, esta foi complicada. A CK e supersticiosa. Beber do da inteligencia dava azar. Ainda a mandavam outra vez estudar (que e o objectivo da fonte) e isto seria o pior outcome possivel. A da saude, bem, saude ja eu tenho, nao vamos abusar da sorte e pedir desejos, mais vale deixar para quem de facto precisa mesmo deles. O do Amor, e para encontrar gajo/a. A bem ou a mal a CK ja tem gajo - o Elvis, a saber. Pesou tambem o facto de se o Elvis estivesse ali e bebsse da fonte, isso teria dado a CK uma vontade de dar ao Elvis um arraial de porrada dos antigos. Por isso tambem nao bebeu dessa fonte. Espera-se e que agora nao haja ninguem que se ponha a pregar partidas ironicas a CK por nao ter bebido das fontes....






Nijo Castle, a residencia do Shogun e em baixo o Golden Pavillion e o Toji Temple, que tem o pagode mais alto do Japao (5 andares). O Toji templo foi visitado sozinha da Silva, sem guias, em comboio suburbano. A chegada a CK deparou que era a unica nao-Japonesa la dentro. Foi assaltada por um grupo de meninos e meninas Japoneses que queriam praticar ingles e tirar foto conjunta!






De volta a Tokyo, aqui fica a estacao de Tokyo, inspirada na de Amsterdao. Nao, nao e tanga, e perseguicao mesmo!!!! E para provar la esta a fotografia da estacao de Amsterdao e o jardinzinho de tulipas a frente (Porra ate no Japao a porra das tulipas nao me deixam em paz!)


O Ameyoko Market - feira de custodias la dos tipos, mas muito mais civilizada e sem gamanco. Fica no Ueno park, a beira do Museu que tem a retrete TOTO de tampa automatica e a bacia super-sonica.

Uma amiga nova, com quem se esteve na conversa e na brincadeira por mais de uma hora no Hama detached palace gardens. Era ceguita do olho esquerdo, mas super simpatica. Muito mais simpatica que os outros amiguinos e amiguinhas dela (eram 7 ou 8, que delicia). A cena fez parar uma serie de Japoneses espantadissimos...

Um edificio estrambolico em Tokyo, a chegar a Asakusa. Ja da uma ideia do que vos espera se resolverem visitar.

E por hoje e tudo, que isto ja deu muito trabalhinho, e eu nao tenho a paciencia de JO da Lxexpo e da Diva. Ou seja, de fotografias de ferias isto e tudo o que vao ver! Ficam as estorias todas para amanha. Porque uma viagem da CK nao seria valida sem as estoritas do costume....E digo-vos ja que houve uns clientes que fizeram umas cenas das antigas. A melhor foi a do Jim-OH-MY-GOD!!!!!, mas esta fica para amanha.

PS- acuse-se ja o leitor 1000 do Blog!!!!!! Como e que isto se passou sem eu dar conta, ai ai!

18 comentários:

Grilinha disse...

Meu Deus !!! Que comentar? És indecente por andar a fazer inveja à malta! Fora de bricadeiras, as fotos estão espectaculares e desde que vi o filme "lost in translation" fiquei com muito mais vontade de conhecer o Japão e agora para culminar ainda me aguçaste mais o apetite. É que eu sou uma viajadora compulsiva, sabes...Ainda viajei no 8º mês de gravidez, mas depois do JP nascer...so fui até ao Algarve :-( (chuinf, chuinf...)...Vai contando as tuas aventuras que eu venho aqui devorá-las ! Beijocas

Ck in UK disse...

Oh Grilinha, tavas tu a comentar as minhas e eu a comentar as tuas!!!! Viajaste no 8o mes de gravidez?????? Onde? Conseguias mexer-te em condicoes - uma grande amiga minha descreve o 8o mes dela como marcha dos pinguins.... Vais ver que daqui a pouco ja tas a viajar outra vez e desta vez com o JP!

Carla & Repolha disse...

Fotos fantásticas... aqui roída de inveja e farta de rir à conta das fontes LOLLLL

Tenho a confessar... nunca serei uma gaja do norte. Odeio sapatos LOL

Ck in UK disse...

Carla, gaja do Norte e no espirito e nao nos pes! E uma atitude, uma maneira de ver o Mundo. Pareceu-me pelo teu post doutro dia que es gaja do Norte....

joaninha disse...

Que bonito. :)))

NSC disse...

Bem, as fotos estão mesmo extraordinárias... Não tinha grande curiosidade na cultura nipónica, mas depois de ver estas fotos e falar com o meu amigo Pedro Baldaia e também lá esteve uns dias agora há pouco tempo, sou levado a ter de refazer a curiosidade... :-)

Só um pequeno àparte relativo às japonesas não precisarem de gajos, ò CK, mas não me digas que não sabes a fama dos japoneses???... Se calhar por isso é que elas até preferem não ter homem!!!!!...

Mãe Frenética disse...

Muito fixe! Já sei onde vou na minha 2ª lua de mel!! :))

Não compraste sapatos? Tas doente...

Beijocas!

Ck in UK disse...

Joaninha - E lindo nao e?
Devias ter visto o sushi, esse e que era lindo

NSC - o Baldai f ao Japao? Como e que ele anda? Nao o vejo ha seculos....

Mae frenetica - Nahhh. de 2a lua de mel recomendo Africa do Sul e Zambia, como fiz no ano passado. Isso sim e que era vidinha

carla - Sete estrelas? 13 estrelas? Que sitio luxuoso. Temos e que pedir a Diva para la ir experimentar a retrete que acho que ela e dessas bandas. Nao tens fotografias do esguicho????

Ck in UK disse...

carla - apercebi-me que o comentario era pro outro post. sou uma ignorante....

Cool Mum disse...

Olá,
aterrei aqui hoje, através das mães.
Continuarei a vir. As experiencias cross-cultural interessam-me muito - até porque estou no outro lado i.e. recebo os nipónicos, nórdicos, americanos etc. aqui na santa terrinha...

Carla & Repolha disse...

AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH
LOL

DiVa disse...

Hmmmm japosesa mulher do norte... nem eu me lembraria de tal.. mas se tu o dizes... ahahah
Mas elas nao sao calminhas?? e falam baixinho?? e assim todas muito simpáticas??
Na tou a ver a japonesa na ribeira a beber finos.. na tou..:/ lol
Quanto às fotos... dizias tu mero interesse sociológico? Claro! Tinhas toda a razao! Culturalmente um país novo mas com uma tradiçao de ferro. Que sabe muito bem aliar o futuro ao passado.
Não conheco outro país assim... errr.... também só conheço o Japao de fora :((( adorava lá ir ...

DiVa disse...

pera aí??!??!!?
è impressao minha ou eu ando atrasada nos coments? tenho sido a ultima buaaaaa
tenho de por a leitura em dia .
(agora deixo-me de destamentos e vou ler lol)
Beijos..

Ck in UK disse...

Diva - tas atrasadesima. Ve la tu que ainda nao comentaste os que eu te deixei em todos os teus posts atrasados (li todinhos pa!)
Olha eu e a Carla convocamos-te para ires experimentar a retrete ToTo em Evora.

Cool Mum - muito bem vinda. Tambem la vou ver o teu canto assim que puder e prometo deixar comentarios.

NSC disse...

O Baldaia anda fino... Trabalha no BPI depois de ter tirado o MBA no INSEAD (penso que é assim que se escreve), em Singapura

Ck in UK disse...

NSC - ele sempre foi fino, nunca foi rapaz de muita banha, nao senhor :-)

Luisa disse...

Há as japonesas que andam sozinhas e tb há as que andam em batalhão. Uma vez em Roma, penso que na Versace, estava eu muito bem a ver umas calças (a sonhar que podia comprá-las) e de repente, sem exagero vi-me rodeada por umas 20 japonesas.
Em relação a praticar o inglês, isso aconteceu a um amigo meu na China, que passeava numa praceta de uma cidade que já não me lembro o nome. E quando deu por ele estava rodeado de gente para praticar inglês. E azar dos azares aquele pessoal tinha a tradição de àquela hora e naquele sítio precisamente de ir praticar inglês.

Belas fotos!!!! Gostei muito do bichano. Ai se o Japão não fosse tão longe...

Ck in UK disse...

Luisa- no Japao e tudo tao caro que eu finalmente entedi pq e q lojas como a versace estao sempre cheias de Japonesas. E que ainda e mais caro la do que ca. Inacreditavel. Sabes que isso aconteceu ao meu pai na CHina? tem uma fotografia prai com 20 meninos chineses!
A bichana era linda e super simpatica. Os outros gatos tambem, mas nao me ligaram peva :-(