quinta-feira, maio 18, 2006

Cronicas Niponicas II: a Japonesa e gaja do Norte, carago!

Nao, nao se aflijam, nao vou ja comecar a disparatar sobre o mau feitio das gajas do Norte. E apenas um ponto que quero deixar claro... E no qual hei-de pegar quando tiver tempo pra dar as voltas ao assunto que a Carla e a Zuza criaram como mote (hihihi, vou deitar mais lenha pra fogueira!!!!).

Um dos pontos engracados do Japao e a Japonesa. Muitos de voces devem estar fartinhos de ver resmas e paletes de japonesas sozinhas, gajas, todas gajas, de todas as idades, ai a passear pelo Mundo. A Japonesa tradicionalmente tinha uma linha de vida tracada: quando casava ia pra casa ter filhos e tratar deles. Mas a coisa esta a mudar. O fenomeno e tal que ate ja aparece nos guias de turismo, que a taxa de natalidade esta a baixar e as mulheres casam cada vez mais tarde, ou nao casam mesmo. Porque nao estao para aturar certas coisas. A minha colega Keikinho, que como eu trabalha no banco, diz que na area financeira as poucas mulheres que ha nao sao casadas. Se a coisa e ma na bifalandia, entao no Japao ainda e pior. Mas a Japonesa nao esta nem ai! Elas la andam pela rua, cheias de sacos de compras dum lado pro outro, sem necessidade nenhuma de gajo nenhum. AH, e vejam la, tem paranoia por sapatos! Desde ja promovo a Japonese a gaja do Norte. Esta dito.


De volta a cronica de viagem. Tokyo vale mais a pena do ponto de vista sociologico do que outra coisa. Ou seja, e uma cidade para andar de um lado pro outro, para observar, mas para ver-ver, de concreto, tem muito pouco, especialmente se comparada com Kyoto, que tem uma historia fenomenal.

Deixo-vos aqui umas fotografias de Kyoto para agucar o apetite. Aviso ja que a CK resistiu violentamente a compra de sapatos. Contudo, ha la sedas fantasticas, pelo que o cartao de credito levou tratamento choque....( Uma vez gaja do Norte, sempre gaja do Norte, nao e???)

Heian Shrine e seus jardins japoneses. Heian Shrine foi construido em 1895 e e de inspiracao Chinesa. Kyoto tem cerca de 300 Shrines e 1600 Templos. Alguns templos sao Patrimonio da Humanidade da Unesco. A CK viu 7 monumentos em dois dias































Kyomizu Temple. Este tem tres fontes dos desejos: uma para saude, outra para Amor, outra para inteligencia. Ora bem, esta foi complicada. A CK e supersticiosa. Beber do da inteligencia dava azar. Ainda a mandavam outra vez estudar (que e o objectivo da fonte) e isto seria o pior outcome possivel. A da saude, bem, saude ja eu tenho, nao vamos abusar da sorte e pedir desejos, mais vale deixar para quem de facto precisa mesmo deles. O do Amor, e para encontrar gajo/a. A bem ou a mal a CK ja tem gajo - o Elvis, a saber. Pesou tambem o facto de se o Elvis estivesse ali e bebsse da fonte, isso teria dado a CK uma vontade de dar ao Elvis um arraial de porrada dos antigos. Por isso tambem nao bebeu dessa fonte. Espera-se e que agora nao haja ninguem que se ponha a pregar partidas ironicas a CK por nao ter bebido das fontes....






Nijo Castle, a residencia do Shogun e em baixo o Golden Pavillion e o Toji Temple, que tem o pagode mais alto do Japao (5 andares). O Toji templo foi visitado sozinha da Silva, sem guias, em comboio suburbano. A chegada a CK deparou que era a unica nao-Japonesa la dentro. Foi assaltada por um grupo de meninos e meninas Japoneses que queriam praticar ingles e tirar foto conjunta!






De volta a Tokyo, aqui fica a estacao de Tokyo, inspirada na de Amsterdao. Nao, nao e tanga, e perseguicao mesmo!!!! E para provar la esta a fotografia da estacao de Amsterdao e o jardinzinho de tulipas a frente (Porra ate no Japao a porra das tulipas nao me deixam em paz!)


O Ameyoko Market - feira de custodias la dos tipos, mas muito mais civilizada e sem gamanco. Fica no Ueno park, a beira do Museu que tem a retrete TOTO de tampa automatica e a bacia super-sonica.

Uma amiga nova, com quem se esteve na conversa e na brincadeira por mais de uma hora no Hama detached palace gardens. Era ceguita do olho esquerdo, mas super simpatica. Muito mais simpatica que os outros amiguinos e amiguinhas dela (eram 7 ou 8, que delicia). A cena fez parar uma serie de Japoneses espantadissimos...

Um edificio estrambolico em Tokyo, a chegar a Asakusa. Ja da uma ideia do que vos espera se resolverem visitar.

E por hoje e tudo, que isto ja deu muito trabalhinho, e eu nao tenho a paciencia de JO da Lxexpo e da Diva. Ou seja, de fotografias de ferias isto e tudo o que vao ver! Ficam as estorias todas para amanha. Porque uma viagem da CK nao seria valida sem as estoritas do costume....E digo-vos ja que houve uns clientes que fizeram umas cenas das antigas. A melhor foi a do Jim-OH-MY-GOD!!!!!, mas esta fica para amanha.

PS- acuse-se ja o leitor 1000 do Blog!!!!!! Como e que isto se passou sem eu dar conta, ai ai!

18 comentários:

Grilinha disse...

Meu Deus !!! Que comentar? És indecente por andar a fazer inveja à malta! Fora de bricadeiras, as fotos estão espectaculares e desde que vi o filme "lost in translation" fiquei com muito mais vontade de conhecer o Japão e agora para culminar ainda me aguçaste mais o apetite. É que eu sou uma viajadora compulsiva, sabes...Ainda viajei no 8º mês de gravidez, mas depois do JP nascer...so fui até ao Algarve :-( (chuinf, chuinf...)...Vai contando as tuas aventuras que eu venho aqui devorá-las ! Beijocas

Ck in UK disse...

Oh Grilinha, tavas tu a comentar as minhas e eu a comentar as tuas!!!! Viajaste no 8o mes de gravidez?????? Onde? Conseguias mexer-te em condicoes - uma grande amiga minha descreve o 8o mes dela como marcha dos pinguins.... Vais ver que daqui a pouco ja tas a viajar outra vez e desta vez com o JP!

Repolha disse...

Fotos fantásticas... aqui roída de inveja e farta de rir à conta das fontes LOLLLL

Tenho a confessar... nunca serei uma gaja do norte. Odeio sapatos LOL

Ck in UK disse...

Carla, gaja do Norte e no espirito e nao nos pes! E uma atitude, uma maneira de ver o Mundo. Pareceu-me pelo teu post doutro dia que es gaja do Norte....

joaninha disse...

Que bonito. :)))

NSC disse...

Bem, as fotos estão mesmo extraordinárias... Não tinha grande curiosidade na cultura nipónica, mas depois de ver estas fotos e falar com o meu amigo Pedro Baldaia e também lá esteve uns dias agora há pouco tempo, sou levado a ter de refazer a curiosidade... :-)

Só um pequeno àparte relativo às japonesas não precisarem de gajos, ò CK, mas não me digas que não sabes a fama dos japoneses???... Se calhar por isso é que elas até preferem não ter homem!!!!!...

Mae Frenética disse...

Muito fixe! Já sei onde vou na minha 2ª lua de mel!! :))

Não compraste sapatos? Tas doente...

Beijocas!

Ck in UK disse...

Joaninha - E lindo nao e?
Devias ter visto o sushi, esse e que era lindo

NSC - o Baldai f ao Japao? Como e que ele anda? Nao o vejo ha seculos....

Mae frenetica - Nahhh. de 2a lua de mel recomendo Africa do Sul e Zambia, como fiz no ano passado. Isso sim e que era vidinha

carla - Sete estrelas? 13 estrelas? Que sitio luxuoso. Temos e que pedir a Diva para la ir experimentar a retrete que acho que ela e dessas bandas. Nao tens fotografias do esguicho????

Ck in UK disse...

carla - apercebi-me que o comentario era pro outro post. sou uma ignorante....

Cool Mum disse...

Olá,
aterrei aqui hoje, através das mães.
Continuarei a vir. As experiencias cross-cultural interessam-me muito - até porque estou no outro lado i.e. recebo os nipónicos, nórdicos, americanos etc. aqui na santa terrinha...

Repolha disse...

AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH
LOL

DiVa disse...

Hmmmm japosesa mulher do norte... nem eu me lembraria de tal.. mas se tu o dizes... ahahah
Mas elas nao sao calminhas?? e falam baixinho?? e assim todas muito simpáticas??
Na tou a ver a japonesa na ribeira a beber finos.. na tou..:/ lol
Quanto às fotos... dizias tu mero interesse sociológico? Claro! Tinhas toda a razao! Culturalmente um país novo mas com uma tradiçao de ferro. Que sabe muito bem aliar o futuro ao passado.
Não conheco outro país assim... errr.... também só conheço o Japao de fora :((( adorava lá ir ...

DiVa disse...

pera aí??!??!!?
è impressao minha ou eu ando atrasada nos coments? tenho sido a ultima buaaaaa
tenho de por a leitura em dia .
(agora deixo-me de destamentos e vou ler lol)
Beijos..

Ck in UK disse...

Diva - tas atrasadesima. Ve la tu que ainda nao comentaste os que eu te deixei em todos os teus posts atrasados (li todinhos pa!)
Olha eu e a Carla convocamos-te para ires experimentar a retrete ToTo em Evora.

Cool Mum - muito bem vinda. Tambem la vou ver o teu canto assim que puder e prometo deixar comentarios.

NSC disse...

O Baldaia anda fino... Trabalha no BPI depois de ter tirado o MBA no INSEAD (penso que é assim que se escreve), em Singapura

Ck in UK disse...

NSC - ele sempre foi fino, nunca foi rapaz de muita banha, nao senhor :-)

Luísa disse...

Há as japonesas que andam sozinhas e tb há as que andam em batalhão. Uma vez em Roma, penso que na Versace, estava eu muito bem a ver umas calças (a sonhar que podia comprá-las) e de repente, sem exagero vi-me rodeada por umas 20 japonesas.
Em relação a praticar o inglês, isso aconteceu a um amigo meu na China, que passeava numa praceta de uma cidade que já não me lembro o nome. E quando deu por ele estava rodeado de gente para praticar inglês. E azar dos azares aquele pessoal tinha a tradição de àquela hora e naquele sítio precisamente de ir praticar inglês.

Belas fotos!!!! Gostei muito do bichano. Ai se o Japão não fosse tão longe...

Ck in UK disse...

Luisa- no Japao e tudo tao caro que eu finalmente entedi pq e q lojas como a versace estao sempre cheias de Japonesas. E que ainda e mais caro la do que ca. Inacreditavel. Sabes que isso aconteceu ao meu pai na CHina? tem uma fotografia prai com 20 meninos chineses!
A bichana era linda e super simpatica. Os outros gatos tambem, mas nao me ligaram peva :-(