quarta-feira, outubro 17, 2007

Pequenina, nao te irrites

O meu avo acabou de falecer.
Estava a preparar-se para fazer uns exames complicados e afinal nao chegou la.
Mais uma vez na minha vida isto acontece numa altura crucial pra mim. Quando o avo O faleceu, eu tinha comecado a trabalhar e tinha mudado de casa...

Quantas vezes nao pedi secretamente que os meus avos chegassem ate ao meu dia de casamento. Quantas vezes! E afinal os meus pedidos nao foram suficientes. Nao chegaram. Nao me ouviram.

E de repente o casamento deixa de ter a luz que tinha.

E penso na minha avo a mancar, agarrada ao meu avo, eu a correr pra um, e a avo dizia, nao me ajudes, vai mas e ajudar o teu avo, eu la ia ate ele, e ele dizia, ajuda a tua avo, ajuda-a a ela... enfim, estas coisas de quem esta casado ha 60 anos, porque 60 anos sao uma vida. Estas coisas de quem ja nao sabem o que e a vida sem o outro.

E o avo sempre a cusca quando eu falava com ela ao telefone "pergunta-lhe isto, e diz la se ela ja fez aquilo", sempre em segunda voz, porque nao queria vir ele ao telefone. E" entao quando e que vens trabalhar pro banco de portugal" (my all time favourite)... Coisa que nao parava de dizer.

E um dia quando o encontrei por acaso na baixa, nas poucas ocasioes que falava com os amigos dele, e que inchou que nem um pavao, e comecou logo com os exageros dos feitos da neta, logo ele que nao era nada dado a essas coisas. Mas naquela ocasiao parecia que eu era a Sheena, rainha da floresta, ainda que na area das economias ou afins.

E os passeios na praia, e os sorvetes na D Pasolini - 3 sabores E NATAS!. E aquelas fotografias de mim pequenina com ele na praia, os dois de costas, ele com aquelas costas grandes, muito grandes, que ultimamente eram tao pequeninas e tao frageis.

E lembro-me sempre, nunca me esqueco, das vezes que dizia " pequeninaaaaaaaaa....nao te irrites...." ou entao, "eu assumo a responsabilidade" sobre qualquer asneirada que eu quizesse fazer que nao fosse autorizada pelos pais....

Anyway, morreu o avo P. Dos 4 que tinha, tenho agora so uma. Primeiro a avo M. que foi sem avisar, assim de repente. Depois o Avo O. QUe la por nao ter sido de repente, nao deixou de ser menos chocante. E agora o Avo P.

E agora penso na minha mae. Penso na minha avo. No que vai ser a vida dela. Uma vida quase toda ela passada ao lado do marido. E amanha vou pra PT e nao sei o que lhe dizer. Nao tenho cara pra lhes dizer nada, nem a uma nem a outra. E nao sei qual delas vai estar pior. Que a minha mae e um rochedo, mas ta um pedrinha pequenina-pequenina neste momento.

Avo, nao se preocupe, "que eu ca assumo a responsabilidade".....

14 comentários:

AEnima disse...

I'm so sorry, miuda.

Sabes... parece-me quase ter uma premonicao do futuro ao ler-te hoje. O meu avo A., com 92 anos, esta tao tao tao velhinho. A minha mae diz que ele qualquer dia vai... como o vento... porque esta tao madurinho. O meu avo nao quer que eu va para o banco de portugal... pergunta "E quando e' que te tenho como ministra?"

Sao tao lindos os avos... para eles somos perfeitas e os supra sumos em tudo. Ele ensinou-me muito na vida... desde os 3 anos a ler musica, desde sempre a ser mulher e a chegar ao topo.

Sei o que e' ter uma linda relacao com o Avo. Por isso te deixo hoje, um abraco sentido. Alegra a tua avo.

Pitucha disse...

E eu também não sei o que dizer! Limito-me a mandar-te beijos.

Unknown disse...

Recebi a tua mensagem esta manha, imagino que agora estejas a voar. Tenho pena de nao ter falado contigo, mas tambem nao sabia o que te dizer.
Tu es forte, sabes disso, mas nao te facas mais do que o que es, rapariga. Parece-me muito bem que assumas a responsabilidade, com a mae, com a avo,... e por ti quem olha?
Estamos aqui.
Beijinhos

Mae Frenética disse...

E eu q digo q nao choro com a morte de quem ja viu partir muitos... pois...

Logo ca estarei, para te abraçar.
Sempre.

Cool Mum disse...

Pequenina, um abraço forte, forte.

Cool Mum disse...

Pequenina, um abraço forte, forte.

marília disse...

Sei exactamente o que estás a sentir. Lágrima por lágrima, palavra por palavra. Vais chegar ao pé delas e vais abraçá-las, penso que nada do que possas dizer sirva para alguma coisa. Vais estar lá, presente, e isso basta. E precisas de ter alguém para ti, para quando te der a "quebra". Força!

anne disse...

Bjs

alice disse...

muita força.

Mocho Falante disse...

olha daqui vai um abraço muito apertado de conforto...

beijocas

Avelã disse...

beijo

DIV de divertida disse...

Só pra te deixar um beijo e xi do tamanho do mundo!
Aguenta-te e chora... Faz bem e lava a alma.
Ele há-de ficar a mexer os cordelinhos para que o casamneto da neta seja tão fantástico que ela nem precisa de se preocpuar!...

chiqui disse...

1 BEIJOS ENORME. muita forca miuda!

Smas disse...

E porque só vi hoje e também perdi a minha avó há pouco tempo deixo-te apenas um grande beijinho