terça-feira, dezembro 16, 2008

Como eu adoro a blogosfera

Como eu adoro a blogosfera

Este ano estive para parar de escrever no blogue. Por uma serie de coisas que nao estao aqui escritas, porque uma pessoa tambem tem direito a privacidade, e tambem porque ha uma serie de gente que me le  so pra ter informacao sobre o que eu estou a fazer, informacao essa que e usada para actos que me prejudicam - atencao que isto nao sao suposicoes, isto sao factos provados.

Estive tambem a pensar privatizar o blogue, mas custa-me porque defendo a liberdade de expressao. E por defender essa mesma liberdade tambem nao  tenho mediacao de comentarios. Mas exactamente pelas mesmas razoes que a Fren deixou de usar o blogue dela, exactamente as mesmas, me questiono diariamente se devo continuar com este blogue. Questiono-me, mas continuo. Porque essa e a minha natureza - questionar tudo.

Mas as vezes ha actos que me fazem pensar seriamente se as minhas escolhas sao as melhores.
E isto tudo vem para aqui por um comentario da Lua que me vem ralhar, em minha casa, por eu me queixar demasiado. Entao fiquei a pensar, alto e para o baile! Sera que as pessoas tem informacao suficiente para me dizerem que eu me queixo demasiado? Sera que sabem se o meu emprego ou o do meu marido estao em causa? Sera que tem consciencia que o local em que trabalho foi o primeiro a despedir pessoal e eu ja levo bem mais dum ano disto em cima, e isto paga-se a nivel pessoal - basta olhar pra mim neste momento. Sera que tem alguma informacao da minha saude, da saude da minha familia ou dalgum problema que nos possa rodear? Mmmm, deixem-me ca pensar, , nao nao tem! De facto nao tem porque eu nao vim para aqui falar duma serie de outras coisas que me rodeiam. Nem virei para aqui falar disso. Se ha coisas que eu nao mencionei aos meus amigos mais chegados, tambem nao as vou mencionar no blogue. Mas posso-me queixar. As vezes os posts sao escritos dum aeroporto as tantas da manha, a caminho dum sitio ou doutro. Sao escritos a medida que as coisas vao acontecendo, e por isso os sentimentos sao obviamente mais exacerbados do que se fossem escritos 2 dias depois.

E se o humor anda pelas ruas da amargura, imaginem o que e acordar todos os dias, chegar ao emprego, e ouvir que mais alguem foi afectado, que ha mais rumores, etc e tal. Imaginem isto todos os dias incluindo fins de semana. 10 vezes por dia ou mais. E se eu estou a viver isto tudo tao intensamente, nao terei direito de o escrever no MEU BLOGUE? O tal blogue da liberdade de expressao? Eu acho que sim. Se eu trabalhasse em cinema se calhar as minhas conversas seriam outras. Mas eu trabalho 10 a 12 horas por dia, quando nao sao 16 ou 17, como na semana passada, e falo maioritariamente com pessoas do sector financeiro, e duma parte do sector financeiro que foi mais afectada pela crise. E mesmo que assim nao fosse. Basta que isto seja o meu blogue, e eu aqui queixo-me quando quiser. Quando o queixume for demasiado, facam o favor de nao voltar a ler. Eu nao ando para ai a angariar leitores. Gosto do blogue, deu-me algumas surpresas, e conheci muita gente atraves do blogue. Mas gracas a Deus eu nao preciso de blogue nenhum pra conhecer gente nenhuma porque ja conheco demasiada gente. E quanto mais gente conheco mais eu gosto de caes e de gatos.

Obviamente que tambem posso pensar em tudo o que e fantastico que a minha vida tem. Mas se eu pensar, ie, escrever no blogue, como a minha vida e fantastica, alguem vem ca, de certeza, dizer, minha grande cabra, devias era estar calada e ter pena dos outros que nao tem metade do que tu tens. Porque as pessoas tem uma natureza ruim. Porque a critica sai mais facilmente que o elogio. It's human nature, isnt it? Presa por ter cao, e presa por nao ter.

E por essas e por outras, se um dia vierem ca e eu ja ca nao estiver, pelo menos ja sabem a razao.

Fiquem bem, que eu tambem fico. Ca com a porra da minha cara meia sarampo/meia varicela que ja me fez rir tanto….

E se discordarem da linha editorial do blogue, lamnto informar que o establecimento nao tem livro de reclamacoes, e o melhor que tem a fazer, o melhor uso do vosso tempo, e parar de o ler.

Ps - e hoje, so porque me apetece, aqui fica um beijo enorme pra Cool, pra Fren e pra Calamitosa.

20 comentários:

Mae Frenética disse...

Pois, é o mal dos blogues. Como nao escrevemos tudo o q se passa na nossa vida, as pessoas so leem o q aqui esta e ate isso interpretam a sua maneira...
Tu sabes q eu deixei o meu blog por outras razoes. A minha vida era lida por toda a gente q me conhece, ex-namorados, familias de amigos e ex-namorados, amigos de amigos... quer dizer, estava extremamente exposta e se, por ex., me queixasse do meu marido, o pessoal inventava logo o divorcio, etc e tal...
Ate parece q ninguem se zanga com os maridos, mas enfim...

Mas os comentarios, como os posts, tb tem tudo a ver com o estado de espirito de quem os le. Se reparares, a Lua explica q o marido esteve para ser despedido. Ao ler os teus posts sobre isso, acredito q reviva a situação e se incomode ctgo por falares sobre a questao qdo ainda tens emprego. O q ela nao sabe, e eu sei, é q se o emprego dos outros esteve em causa, o teu tb. E so nao foste para a rua pq es uma profissional excelente, a melhor q eu conheço, e mereces. Sinceramente. Mereces manter o teu emprego.

Tal como nos merecemos continuar a ler-te, nao merecemos?
E continua a lamentar o mundo e vida. Pq, mesmo q outros nao concordem, nao é a enfiar a cabeça na areia q se resolvem as situações.
Se ninguem falasse da fome em Africa, nao seriam as crianças q estao a morrer q iam ter força para o fazer (é exagerada a comparação, eu sei, mas eu sou assim)

So nao entendo o comentario da Lua qdo diz q ganhas balurdios... oh mulher, eu sou uma das tuas melhores amigas e nao sei qto ganhas!!! Como é q ela sabe?

Mae Frenética disse...

Ja agora, eu nao sei qto ganhas, mas, tendo em conta a tua vida estuporada, q nem te permite fazer planos de familia, filhos e futuro pessoal, qq q seja o valor, é mto pouco.

Pronto, tenho dito.

E eu, sim, posso fazer este comentario pq conheço prai uns 30% da tua vida...

Ck in UK disse...

Tanto quanto eu saiba Fren, so o meu marido, os meus chefes, e a minha mae e que sabem quanto e que eu ganho!

Uma das razoes que menciono e a mesma que te levou a acabar com o blogue. Mas falamos offline.

Ck in UK disse...

Viva a Fren, Viva a Fren! a gaija que acha que por muito que eu tenha, merecia sempre muito mais. Especialmente se vier do chefe ou do marido, LOL


beijos fren!

Mae Frenética disse...

Sim, q de mim, q tenho dois filhos e pouco dinheirinho, so te posso dar mta amizade!! LOLOLOL

NSC disse...

Tu tás mas é maluca, acabar com o blog... Força mas é nisso... Eu realmente também não tenho sido dos melhores leitores, só tenho visto cá muito de vez em quando... Mas vou passar a tentar ser mais regular... ;)

Beijinhos e obrigado pela SMS de ontem... :)))))

Cool Mum disse...

E um grande beijo tb para ti minha querida.

És um dos meus affairs blogoesféricos (que já passou para além disso) e não gostaria que essa faceta terminasse.

E já agora, 'os cães ladram e a caravana passa...'

CLS disse...

Leio-te sempre, mesmo que não comente, e os teus últimos posts têm-me mostrado mais o lado humano da crise. Falamos em crise, em desemprego, mas, felizmente e por enquanto, eu e quem me rodeia não fomos gravemente atingidos e isso torna tudo um pouco abstracto. Ler-te faz-me pensar, pôr-me no teu lugar, ver que realmente há muita gente a sofrer com isto.
Espero que não te cales aqui, este é o teu espaço e gosto muito de te ler. Um beijinho.

Luísa disse...

Eu venho reclamar por dois motivos: um por teres pensado em acabar com o blogue e o outro por não me teres deixado uma beijoca.
Agora a sério, no teu espaço escreves o que queres, ninguém tem nada a ver com isso. Nem imaginas as vezes que penso em ti sempre que aparecem noticias dos bancos e financeiras a fechar. Conheço mais pessoas que sofreram e sofrem na pele as consequências desta crise. Mas não me vou alongar. Só lamentar-me de não vir comentar aqui tantas vezes quanto queria, mas vou-te lendo sempre graças ao bloglines.

Beijinhos

emanon disse...

Apesar de ler a pouco tempo o teu blog. Devo dizer que é um dos blogs que mais gosto de ler. Por isso não penses em acabar com ele.
Acho que as pessoas que só gostam de criticar é porque não estão satisfeitas com a vida que têm e só estão bem a falar mal dos outros.
Precisamos mais de mulheres do Norte como tu. Que não tenham medo de dizer as verdades. Quem não as quizer oubir que tape os ouvidos.
Beijos e espero continuar a poder ler o teu blog

Ck in UK disse...

Cassandra - nao recebi mail nenhum!!! Bem achei estranho que nao me tivesses dito nada. Olha a mais velha esta doente, e quem anda doente por causa disso sou eu. A ligar de Londres pro vet do Porto etc e tal... Tou chanfrada.

Unknown disse...

Sinceramente? acho isto tudo um grande mal entendido!
E a fren diz muito bem... as pessoas nao se conhecem bem o suficiente e os julgamentos sao enviesados pelos proprios problemas que cada um sabe que tem.

Vamos mas e la todos acalmar que as rabanadas ja estao a porta.

Beijos

Wonder disse...

Se não fosse um blog real já há muito que tinha deixado de vir aqui. A vida é mesmo assim, feita de todo o tipo de coisas!
Dos fracos não reza a história e este blog já fez muita história, já contou muitas histórias de todos os tipos...e é um dos meus favoritos de todos os dias.
(Este não é um comentário pessoal, dado que nem conheço a Priscila, é mesmo um comentário de uma leitora que gosta do blog.)

AnAndrade disse...

Sabes... Já tive de rejeitar comentários no meu blogue porque, como costumo dizer, "em minha casa entra quem eu quero". E no meu cantinho, "em minha casa", só entram os que me querem bem.
Os outros, leiam o que quiserem, façam as conjecturas que lhes apetecer, chamem-me os nomes que lhes der na gana. Mas para si próprios. Porque eu não lhes dou direito de antena.
Gostava muito de te continuar a ler. Mesmo muito!
Beijinhos.

Lua disse...

Não me venho para aqui defender, nem muito menos te vim para aqui atacar pessoalmente aquando o primeiro comentário.

Sinceramente este post diz muito mais acerca de ti do que diz acerca de mim...

Disse que era importante inumerar coisas boas porque me parece, segundo algumas coisas que aqui dizes, que tens alegrias na tua vida. Com tanta tristeza que há neste mundo e na tua área, algo de que falas sem parar há alguns meses, quis só dizer que seria bom lembrares-te das coisas boas que te acontencem. Näo te disse isto como crítica mas sim como se diz a alguém com quem estamos preocupados.

Quanto ao comentário de ganhares um balúrdio desculpa lá mas não me venhas com coisas porque as pessoas nos bancos são muito, muito be pagas. Não se tem nada de saber. A não ser que sejas o coitado do africano que dá as toalhas lá na piscina do banco (caso real e não generalisação), ganhas bem. Digo isto porque eu trabalho praticamente tantas horas como tu e não sou tão bem paga. Não porque saiba quanto ganhas (E haja saúde! Espero mesmo que faças bom proveito) mas porque sei que uma terapeuta da fala ganha bem menos do que a posição mais rascahofe num banco de investimento.

O comentário está relacionado com um simples motivo, i.e. não me parece que estejas onde estás obrigada. Não me venham cá com parvoíces do tipo tenho inveja de quem ganha melhor! Quem comenta coisas deste género para argumentar contra não tem cabecinha própria e a alma deve estar pesada. Goza lá o dinheiro, seja ele £100, £1000 ou £10000.

Disse-te de antemão que este é o teu blogue, ora pois claro que te podes queixar. Nunca me passou pela cabeça dizer que não podes. Mas passa pela cabeça de muita gente que te lê pensar que te estás sempre a queixar. Como passaria pela cabeça a muita gente se te ouvisse. Como passaria pela cabeça de muitos amigos quando ouvem outos amigos nesta situação (e não, não sou tua amiga) e que têm a liberdade de o dizer.

Uma coisa deveria ter acrescentado no meu comentário inicial e, de facto, foi algo que pensei assim que cliquei na tecla para publicar o comentário. Queria ter-te dito que realmente não sei o que se passa na tua vida e tu podes ter mil razões para te queixares. Tal e qual como tu escreveste neste post.

Por este motivo somente consigo entender esta reacção pouco adulta e alguns dos comentários infelizes.

Enfim, o blogue é teu. Bate lá o pé. Ainda tens trabalho, bate lá o pé. Ainda tens amigos, bate lá o pé. Etc, bate lá o pé.

Se escrevesses acerca de estares feliz ficaria muito feliz por ti. Nunca te diria que não, que terias de pensar nos pobrezitos a morrer de fome em (...). O que não faria é ter, novamente, esta atitude de o mundo é uma porcaria, coitada de mim, presa por ter e por não ter cão.

Mais infeliz seria acabar com um blogue porque não se aguenta com comentários dos quais não se gostam. Mas o blogue é teu.

Quanto à tua vida, não, não venho aqui só para te seguir os passos. Venho aqui porque te gosto, muitas vezes, de ler. Não venho aqui, certamente, porque não tenho tomates de dizer o que penso e preciso de cá vir para me lamber dos teus. O que infelizmente parece ser o caso de outros.

Fica bem.

paraalémdasnuvens disse...

Bem, nem sei por onde começar, tamanho é o mix de conceitos que foram aqui abordados. Trabalho é trabalho, conhaque é conhaque. As realidades profissionais das pessoas são distintas, e os riscos que correm são também distintos. Quando ouço tanta vezes dizer, ai que sorte que tens, que trabalhas fora, costuma sempre responder, olha sai-me do pelo. E se na realidade a certa altura, temos a remuneração que merecemos, é certamente também porque arranhamos para ali chegar.
De nada serve fazer generalizações, acusar uns ou outros. Valia mais era ser positivo, e entender, que um blogue é como um tubo de escape. Resulta de um trabalhar de um motor, e vezes há, pode ser bem mais corrosivo do que o pretendido. Mas é o espontâneo daquele momento. O blogue é a polaroid: e a liberdade é para ser vivida. Continua, porque para quem te quer bem, é uma maneira bem simples de te ter perto.

Lua disse...

Para corrigir, que reparei agora que nem sequer acabei este parágrafo, se bem que qualquer pessoa com dois dedos de testa entenderia (ou deveria).

"Disse-te de antemão que este é o teu blogue, ora pois claro que te podes queixar. Nunca me passou pela cabeça dizer que não podes. Mas passa pela cabeça de muita gente que te lê pensar que te estás sempre a queixar. Como passaria pela cabeça a muita gente se te ouvisse. Como passaria pela cabeça de muitos amigos quando ouvem outos amigos nesta situação (e não, não sou tua amiga) e que têm a liberdade de o dizer."

Obviamente que as queixas a que me refiro são queixas de 'maldito do meu trabalho' e não queixas relaticas à situação horrivel em que muitas pessoas estão, tu inclusive, i.e. a de perder o emprego. Parece-me que o teres emprego (e quando digo tu, digo qualquer um) é razão suficiente para que alguns dos sacrifícios sejam atém tolerados.

Mas isto digo eu. Que vejam lá as pessoas, até sou uma gaja do norte...

Agora é que acabei mesmo. Fica bem.

Cromossoma X disse...

Nao consigo deixar de concordar com o Meloes ...ha aqui um grande mal entendido...

Deixem o espirito natalicio fluir...

calamity jane disse...

Ora bem, chegou a minha vez de botar titica no ventilador: adoooro-te, gaija! Não sei como me passou despercebida a posta... Deve ser da falta de contraste do rosa sobre o beringela...

ora, qui abissurdo!!!!!

calamity jane disse...

E agora que já estou de posse de todas as informações, deixa-me cá dizer o que me vai 'na ialma': Tou como a AnAndrade. Sempre me fez confusão as pessoas a quem faz confusão que os outros ganhem bem. A mim faz-me confusão os que ganham mal. Os que não ganham. Os que perderam o emprego. Os que não o têm. Os que nunca o tiveram. Os que não querem trabalhar. Os que não podem. Os que ganham mas não fazem nenhum. Os que se fartam de trabalhar para que esses ganhem. Os que se comprazem com a desgraça dos outros. Os que comentam vinte vezes o quão bem os outros ganham não se apercebendo de quanto veneno destilam, de quanta inveja transparecem, do quão deslocado o seu comentário surge. Os que confundem frontalidade com má educação, tomates com ketchup. E que mesmo tendo, lá bem, bem no fundo, alguma pontinha de fundamento, não sabem dar-lhe consistência ou exprimi-lo de forma assertiva. E q ainda insistem depois da argolada. Até agora - e pode ter-me passado ao lado alguma posta ou linha de posta - nunca te vi queixares-te por ti, mas sempre pelos outros q viste irem perdendo os respectivos empregos. E embora, sim, considere que em muitos aspectos és efectivamente privilegiada (como o são quase todos, inclusive eu, os que escrevem blogs, já que se trata de pessoas que têm acesso à net, sabem - mesmo que mal - escrever e têm algum tempo, por pouco que seja, para o fazer) , nunca me passaria pela cabeça chamar-te a atenção por isso, dar-te lições de moral ou seja lá o que foi "aquilo". E agora que já mandei a minha posta de pescada, retiro-me não sem antes retribuir e duplicar o beijo que ainda não tinha visto...
* a pontinha de fundamento diz respeito ao facto de ultimamente andares tão preocupada que o teu blog reflecte esse mesmo estado de espírito. É óbvio q quem gosta de ti como eu gosto e de te ler cheia de pica e de piada não fica tão contente...